Conheça o Curso
ATO AUTORIZATIVO
Fonoaudiologia (Cód. 117970), Bacharelado, 200 vagas anuais. Autorizado pela Portaria 1.171, de 23/12/2008. DOU de 24/12/2008. Reconhecido pela Portaria 301, de 27/12/2012. DOU de 31/12/2012.
PERFIL PROFISSIONAL DO EGRESSO
O Curso de Graduação em Fonoaudiologia oferecido pela ESAMAZ tem como perfil do formando egresso/profissional o Fonoaudiólogo com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva. O egresso estará capacitado a atuar, pautado em princípios éticos, no campo clínico-terapêutico e preventivo das práticas fonoaudiológicas. Possuirá formação ético-filosófica, de natureza epistemológica, e ético-política em consonância com os princípios e valores que regem o exercício profissional. Conhecerá os fundamentos históricos, filosóficos e metodológicos da Fonoaudiologia e seus diferentes modelos de intervenção e atua com base no rigor científico e intelectual.
O Fonoaudiólogo é o profissional com o perfil para atuar no processo de comunicação do ser humano nas suas etapas de aquisição, desenvolvimento e abrangência, quer nas suas manifestações de normalidade quer nos seus distúrbios. Para tal necessita compreender o indivíduo em relação à sua história de vida, sua situação em relação ao distúrbio que o acomete e seu contexto sócio-cultural.
De acordo com os objetivos do curso, com as competências e com o perfil do futuro profissional, alguns princípios metodológicos são adotados no curso de Fonoaudiologia:
- Atividade - A concentração do processo ensinar-aprender recai na ação do aluno e têm o ensino e a aprendizagem como dimensões indissociáveis. Isso significa que é do professor a tarefa de planejar, organizar, problematizar e orientar as condições de estudo e o aluno será o executor ativo por meio da elaboração e interpretação pessoal daquilo que estuda e que envolve valores e que se relaciona com a Tecnologia e com a Sociedade.
- Liberdade - É importante saber que os indivíduos constroem seus conhecimentos em interação com a realidade objetiva, com o convívio com outros indivíduos e colocando em ação seus talentos pessoais. Aprender a aprender, aprender a fazer (estética), aprender a ser (ética) e aprender a conviver (política) requer além da apreensão de conceitos, de leis e de princípios das Ciências da Saúde, as habilidades e as atitudes compatíveis com a formação acadêmica fundamentada nos princípios democráticos.
- Responsabilidade - É necessária à sensibilidade da prática pedagógica (política, estética e ética) para a qualidade do ensino e da aprendizagem. Assim, visa oferecer condições básicas relacionadas às dimensões espaço-tempo-atividades, para que o graduando desenvolva as competências que requer a profissão, especialmente a utilização adequada do conhecimento em diferentes situações do cotidiano.
Para que esses princípios sejam incorporados, a ESAMAZ adotou a seguinte dinâmica metodológica no ensino do Curso de Fonoaudiologia:
- A construção do conhecimento da área de competência dos fonoaudiólogos dar-se-á a partir da problematização pessoal, sócio-cultural e ambiental por meio da análise de sua evolução histórica, utilizando-se estratégias de ensino apropriadas e processos de investigação científica aplicados aos problemas de saúde atuais, discutindo-se os aspectos éticos, estéticos, sociais, econômicos e políticos relacionados.
- O contínuo aperfeiçoamento do processo ensinar-aprender deverá ser construção coletiva, num espaço de diálogo que valorize as relações teoria/prática, sujeito/objeto e reflexão/ação/reflexão. Essa dimensão prática estará permeando todo o trabalho na perspectiva da sua aplicação didática, social, econômica e cultural.
- A adoção de procedimentos e equipamentos do cotidiano social e profissional para se promover competências e habilidades que sirvam ao exercício de intervenções e julgamentos práticos baseados em teorias científicas, assim como para articular uma visão holística do ser humano e do fenômeno saúde/doença.
- A ampliação das modalidades didáticas e uso de materiais variados como, por exemplo, vídeo, CD/DVD, Internet, jornal, entrevista, seminário, projeto de trabalho, simulação, experimentação, demonstração, prática assistida, painel, comunicação oral, relatório escrito, aula expositiva, estágios, visita técnica de estudo, etc., para que se assegure uma dinâmica de aula capaz de estimular o interesse e as aplicações adequadas nas ações dos futuros profissionais fonoaudiólogos.
- Na avaliação, o professor não poderá simplesmente avaliar as capacidades de seus alunos - relacionar, inferir, interpretar, analisar, sintetizar, esquematizar, problematizar, hipotetizar, realizar testes experimentais, entrevistar, intervir, propor, etc. - mas deverá compreender que, antes de avaliar, terá que ensinar o que deve ser feito para conseguirem esses procedimentos e adotar as atitudes e os valores desejados, pois a apropriação dos objetos de aprendizagem se dá em nível dos conceitos, dos procedimentos, das habilidades, do desempenho e das atitudes.
A garantia de que a reflexão, a investigação científica e a ação sejam conteúdos procedimentais que devem estar embasados por critérios epistemológicos e que também devem embasar as argumentações, as construções de conceito, os princípios, os modelos, as relações, os avanços e outros aspectos relacionados à área de atuação do fonoaudiólogo.
OBJETIVOS DO CURSO
O Curso de Graduação em Fonoaudiologia da ESAMAZ tem como objetivo geral formar o Fonoaudiólogo para atuar pautado em princípios éticos, capaz de desenvolver suas atividades nas áreas de promoção, de proteção, diagnóstico, avaliação e intervenção clínico-terapêutica, no que se refere aos campos clínico-terapêutico e preventivo das práticas fonoaudiológicas, formando o profissional qualificado para promover a saúde no processo de comunicação humana, em atuação interdisciplinar.
A Fonoaudiologia tem como objetivo geral prevenir, diagnosticar e reabilitar distúrbios da comunicação humana (fala, voz, linguagem e audição), através de uma formação clínico-terapêutica e preventiva, alicerçada em princípios éticos e bioéticos, com especial atenção à saúde integral.
O Curso de Graduação em Fonoaudiologia da ESAMAZ tem como objetivos específicos:
- Assegurar a articulação entre o ensino, investigação científica e extensão, garantindo uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, que leve à construção do perfil almejado;
- Desenvolver os conteúdos, as competências e habilidades fundamentais à formação profissional e acadêmica;
- Articular atividades teóricas e práticas desde o início do curso, permeando toda a formação do Fonoaudiólogo, de forma integrada e interdisciplinar;
- Favorecer a flexibilização curricular de forma a atender aos interesses mais específicos/atualizados, sem perda dos conhecimentos essenciais ao exercício da profissão;
- Implementar metodologia no processo ensinar-aprender que estimule o aluno a refletir sobre a realidade social e aprenda a aprender;
- Desenvolver estratégias pedagógicas que articulem o saber; o saber fazer e o saber conviver, visando desenvolver o aprender a aprender, o aprender a ser, o aprender a fazer, o aprender a viver juntos e o aprender a conhecer;
- Fornecer conhecimentos fundamentais do ser humano sadio quanto à formação, ao desenvolvimento, à constituição e ao funcionamento (anatomia, fisiologia, neurofisiologia, histologia, embriologia, biofísica, bioquímica e genética), das áreas de atuação da fonoaudiologia (voz, fala, audição e linguagem), assim como da metodologia científica envolvida;
- Fornecer conhecimentos sobre o processo de aquisição, desenvolvimento e abrangência da linguagem humana;
- Realizar atividades programadas nas diversas áreas específicas: audiologia clínica e educacional, processos e distúrbios da linguagem, processos e distúrbios da voz e das funções estomatognáticas;
- Diagnosticar distúrbios da audição e da fala em neo-natos, bebês de risco crianças, adultos e idosos;
- Desenvolver programas de aperfeiçoamento vocal junto aos profissionais da voz;
- Desenvolver programas de saúde auditiva e controle do ruído nas indústrias, empresas etc.;
- Prevenir distúrbios da comunicação oral e escrita;
- Promover programas de extensão para prestação de assistência ao paciente nos diferentes níveis de atenção à saúde.
- Acompanhar a evolução do pensamento científico na sua área de atuação;
- Desenvolver ações estratégicas para diagnóstico dos distúrbios da comunicação, encaminhamento de soluções e determinação de conduta;
- Organizar, coordenar e participar de equipes multiprofissionais;
- Prestar consultorias, dar pareceres e realizar perícias relativas à área de Fonoaudiologia;
- Desenvolver ações inovadoras e criar estratégicas com o objetivo de ampliar e aperfeiçoar sua área de atuação;
- Conhecer plenamente o funcionamento da voz humana;
- Identificar padrões vocais, diferenciando-as dentro de um contexto psicossocial e cultural
- Identificar, avaliar, diagnosticar e recuperar as alterações vocais;
- Atuar na promoção e prevenção da saúde vocal;
- Preparar a voz para os seus diversos contextos: laborais, artísticos, estéticos.
- Estimular as dinâmicas de trabalho em grupos, por favorecerem a discussão coletiva e as relações interpessoais;
- Valorizar as dimensões éticas e humanísticas, desenvolvendo no aluno atitudes e valores orientados para a cidadania e a prática profissional;
- Disponibilizar tempo para a consolidação dos conhecimentos e para as atividades complementares objetivando progressiva autonomia intelectual do aluno;
- Desenvolver atitude investigativa que favoreça o processo contínuo de construção do conhecimento, por meio da pesquisa e da extensão;
- Fornecer conhecimentos fundamentais do ser humano quanto à formação, desenvolvimento, constituição e funcionamento, das áreas de atuação da fonoaudiologia (voz, fala, audição e linguagem), assim como da metodologia científica envolvida;
- Fornecer conhecimentos do processo de aquisição, de desenvolvimento e de abrangência da linguagem humana;
- Promover o treinamento prático em procedimentos clínicos cotidianos específicos da área, visando instruir, capacitar, habilitar e qualificar o aluno ao exercício da Fonoaudiologia;
- Tratar os distúrbios da comunicação humana, buscando aperfeiçoar os padrões de fala e voz, atendendo todas as patologias que envolvam os distúrbios da comunicação;
- Participar de equipes inter e multidisciplinares visando à promoção integral da saúde.