Coordenador(a) do Curso:
Prof.
Conheça os detalhes do curso de Educação Física que a UNIESAMAZ oferece!
O objetivo geral do curso de Educação Física da ESAMAZ é formar o licenciado em Educação Física, com significativa base de formação humanística, sócio-cultural e técnico-pedagógica, capaz de contribuir para a formação de docentes críticos, reflexivos, participativos e solidários.
Segundo Resende, o professor de Educação Física deverá possibilitar aos seus alunos “a vivência sistematizada e a aquisição de conhecimentos/habilidades da cultura do movimento humano, balizada por uma postura reflexiva, no sentido da aquisição da autonomia necessária a uma prática intencional, que considere o lúdico e os processos sócio-comunicativos, nas perspectivas do lazer, da formação cultural e da adoção de um estilo de vida fisicamente ativo e saudável”.
O docente a ser formado pela ESAMAZ será capaz de exercer a cidadania de forma ética, intervir em situações e problemas no campo da cultura do movimento humano promover a ciência, educação e a cultura, a fim de auxiliar na transformação do meio em que vive.
ATO AUTORIZATIVO
Educação Física (Cód. 97213), Licenciatura, 200 vagas anuais. Autorizado pela Portaria 721, de 06/10/2006. DOU de 10/10/2006. Reconhecido pela Portaria 1141, de 20/05/2011. DOU de 23/05/2011. O Reconhecimento foi Renovado pela Portaria 1092, de 24/12/2015. DOU de 30/12/2015.
PERFIL DO EGRESSO
De acordo com os princípios da ANFOPE (Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação) a docência é a base imprescindível da identidade profissional de todo educador. Assim, faz-se necessário traçar o perfil profissional com marco referencial, orientador de todas as decisões a serem adotadas no processo educacional.
O curso de Educação Física da ESAMAZ visa a formar profissionais com capacidade de investigar as raízes epistemológicas das diversas correntes que compõem a cultura do movimento, a educação física escolar, desenvolvendo seu senso crítico com relação ao campo de atuação. Este profissional deve pautar suas ações em princípios éticos, aplicando seu conhecimento teórico-prático e contribuindo para a transformação da realidade dentro do seu campo de atuação. Deve compreender sua importância no contexto social e comunitário, no sentido de atuar nas diversas camadas da sociedade, na busca da melhoria da qualidade de vida e saúde da população, atendendo aos desafios do mercado de trabalho.
O perfil desejado do graduado em Educação Física repousa em uma sólida formação geral e humanística dotando o futuro docente de meios para intervir, profissional e academicamente no contexto específico e histórico, cultural, a partir de conhecimento da natureza técnica e científica.
Conforme recomendações atuais, para o desenvolvimento deste perfil profissional, o Curso de Graduação em Educação Física da ESAMAZ oferece possibilidades de aquisição de conhecimentos por meio do ensino, pesquisa e extensão que permite ao graduado um domínio de competências e habilidades de natureza técnico-instrumental, com capacidade de organizar, planejar, administrar, avaliar e atuar pedagógica e tecnicamente no campo de sua atuação profissional.
O Licenciado em Educação Física, formado pela ESAMAZ deve ser um profissional capaz de atuar de maneira coerente na realidade social, cultural e política da escola, trabalhando numa perspectiva de prática reflexiva, a fim de que sua intervenção possa resultar positiva no intuito de solucionar os problemas encontrados e decidir autonomamente sua atuação.
A formação pauta-se no desenvolvimento de uma postura investigativa e criativa, associada à habilidade de trabalhar em grupos e equipes multi e trans-disciplinares. Desta forma, este profissional deve ser capaz de atuar em sua área de aprofundamento com competência, direcionando adequadamente sua ação pedagógica para as necessidades de cada grupo e peculiaridades regionais, nas várias concepções de expressão da cultura do movimento, da Educação Física escolar e dos esportes.
O Curso de Licenciatura em Educação Física da ESAMAZ visa ao atendimento da demanda social na formação de profissionais em nível superior, capacitados a intervir acadêmica e profissionalmente no âmbito específico e histórico-cultural e social da educação escolar, por meio das diferentes manifestações e expressões da cultura do movimento humano, a partir de conhecimentos técnicos, científicos, humanos e culturais, buscando resguardar as características regionais no tocante aos interesses apresentados neste campo de atuação.
Os professores de Educação Física formados pela ESAMAZ são qualificados para trabalhar com situações novas e emergentes, em permanente e contínua formação, com autonomia responsável e em condições para contribuir na produção de conhecimentos e na formação cultural da população estudantil. Estes profissionais estão comprometidos com o processo de desenvolvimento do cidadão brasileiro e da região de Belém, em especial. Suas ações pedagógicas estão, especialmente, voltadas para a educação de crianças, jovens, e adultos, incluindo pessoas portadoras de necessidades especiais, no contexto da educação escolar, por meio da reflexão e da prática das diferentes expressões e manifestações da cultura do movimento humano tematizadas na ginástica, no esporte, no jogo e na dança. Este processo educativo ocorre por meio de uma ampla visão crítica da realidade. Essa atuação acontece a partir de um posicionamento ético e do pleno domínio de instrumentos, técnicas e métodos que permitam desempenho com qualidade de sua profissão.
O licenciado em Educação Física pela ESAMAZ, como profissional do conhecimento sobre a cultura do movimento humano nas suas diversas manifestações, está capacitado a atuar no ambiente escolar e no ambiente a ele afeto, tendo o seguinte perfil:
-Possuir postura ética e compromisso com o desenvolvimento sustentável da região amazônica, pautando-se nos princípios da ética democrática: dignidade humana, justiça, respeito mútuo, participação, responsabilidade, diálogo e solidariedade, para atuação como profissionais e como cidadãos;
- Orientar suas escolhas e decisões metodológicas e didáticas por valores democráticos e por pressupostos epistemológicos coerentes;
- Ser um educador, cuja ação traduza a fundamentação básica do movimento humano e do domínio dos conteúdos pedagógicos científicos e técnicos da Educação Física enquanto ciência;
- Ser capaz de articular ensino – pesquisa – extensão, na produção de conhecimento e de novas políticas pedagógicas;
- Ser crítico, criativo, e tecnicamente capaz de construir para a transformação social;
- Reconhecer e respeitar a diversidade manifestada por seus alunos, em seus aspectos sociais, culturais e físicos, identificando e combatendo todas as formas de discriminação e marginalização;
- Zelar pela dignidade profissional e pela qualidade do trabalho escolar sob sua responsabilidade;
- Promover uma prática educativa que leve em conta às características dos alunos e de seu meio social, seus temas e necessidades do mundo contemporâneo e os princípios, prioridades e objetivos do projeto educativo e curricular;
- Conhecer e dominar os conteúdos básicos relacionados às áreas/disciplinas de conhecimento que serão objeto da atividade docente, adequando-os às atividades escolares próprias das diferentes etapas e modalidades da educação básica;
- Fazer uso das vantagens e do potencial de recursos da tecnologia da informação e da comunicação de forma a aumentar as possibilidades de aprendizagem dos alunos;
- Criar, planejar, realizar, gerir e avaliar situações didáticas eficazes para a aprendizagem e para o desenvolvimento dos alunos, utilizando o conhecimento das áreas ou disciplinas a serem ensinadas, das temáticas sociais transversais ao currículo escolar, dos contextos sociais considerados relevantes para a aprendizagem escolar, bem como as especificidades didáticas envolvidas;
- Utilizar estratégias diversificadas de avaliação do ensino-aprendizagem e, a partir de seus resultados;
- Formular propostas de intervenção pedagógica, considerando o desenvolvimento de diferentes capacidades dos alunos, visando sempre a sua aprendizagem e emancipação sócio-cultural;
- Utilizar-se criticamente da produção do conhecimento científico para manter-se atualizado em relação aos conteúdos de ensino e ao conhecimento pedagógico;
- Utilizar resultados de pesquisa para o aprimoramento de sua prática profissional e para aprendizagem de seus alunos;
- Elaborar e desenvolver projetos pessoais de estudo e trabalho, empenhando-se em compartilhar a prática e produzir coletivamente;
- Aprender a pensar, a lidar com os conceitos, idéias, relações de poder e com as conseqüências sociais de sua atuação;
- Aprender a liderar em múltiplos papéis sociais, a adaptar-se em diferentes campos do exercício profissional e a ser um multiplicador de capacidades de outras pessoas (alunos, pais, funcionários);
- Zelar pela dignidade profissional e pela qualidade do trabalho escolar sob sua responsabilidade, respeitando os princípios éticos e legais da profissão, valorizando o ser humano em sua totalidade e o exercício da cidadania;
- Atuar como agente multiplicador de conhecimentos, reconhecendo o seu papel de educador, desenvolvendo sua capacidade de atuação em equipe multidisciplinar, numa perspectiva interdisciplinar;
- Avaliar, sistematizar e decidir quais as condutas mais adequadas ao exercício profissional no magistério em Educação Física, tomando como referência às evidências científicas e éticas.
- Estabelecer relações entre a Educação Física e outras áreas de conhecimento;
- Criar e adaptar os métodos pedagógicos ao seu ambiente de trabalho;
- Demonstrar conhecimento teórico-prático através de vivências em diferentes ambientes e aspectos relacionados à corporeidade e ao desenvolvimento humano.
OBJETIVOS DO CURSO
Objetivo Geral
O objetivo geral do curso de Educação Física da ESAMAZ é formar o licenciado em Educação Física, com significativa base de formação humanística, sócio-cultural e técnico-pedagógica, capaz de contribuir para a formação de docentes críticos, reflexivos, participativos e solidários.
Segundo Resende, o professor de Educação Física deverá possibilitar aos seus alunos “a vivência sistematizada e a aquisição de conhecimentos/habilidades da cultura do movimento humano, balizada por uma postura reflexiva, no sentido da aquisição da autonomia necessária a uma prática intencional, que considere o lúdico e os processos sócio-comunicativos, nas perspectivas do lazer, da formação cultural e da adoção de um estilo de vida fisicamente ativo e saudável”.
O docente a ser formado pela ESAMAZ será capaz de exercer a cidadania de forma ética, intervir em situações e problemas no campo da cultura do movimento humano promover a ciência, educação e a cultura, a fim de auxiliar na transformação do meio em que vive.
Objetivos Específicos
O Curso de Graduação em Educação Física da ESAMAZ tem como objetivos específicos:
Quer obter mais informações do curso de Educação Física da UNIESAMAZ? Então entre em contato através dos dados abaixo:
Prof.
educacaofisica@esamaz.com.br
(91) 99292-0101
Faça download de anexos e informativos referentes ao curso de Educação Física da UNIESAMAZ através dos links abaixo:
Preencha os campos abaixo para visualizar o valor da Mensalidade:
Curso de Educação Física
Preencha os campos abaixo para enviar sua dúvida. Nossa equipe responderá o quanto antes para você: