Coordenador(a) do Curso:
Profa. Maria Eline Ferreira Pereira
Conheça os detalhes do curso de Psicologia que a UNIESAMAZ oferece!
O Curso de Graduação em Psicologia da ESAMAZ foi concebido com base na Resolução CNE/CES nº 05/2011, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Psicologia, atendendo às necessidades de uma formação generalista, crítica, reflexiva e humanista, sem perder de vista os aspectos e questões regionais. Esta formação multidimensional deve resultar em profissionais preparados para o desempenho de suas funções dentro de uma prática social historicamente estruturada, permitindo estabelecer relações com diferentes tipos de trabalho, guardando sua especificidade num mundo cujo processo de globalização passa a exigir saberes não compartimentalizados, mas integrativos de vários saberes.
ATO AUTORIZATIVO
Psicologia (Cód. 1049833), Bacharelado, 100 vagas anuais. Autorizado pela Portaria 1.755, de 10/12/2009. DOU de 14/12/2009. Reconhecido pela Portaria 729, de 19/12/2013. DOU de 20/12/2013. Portaria 266, de 03/04/2017. DOU de 04/04/2017.
PERFIL PROFISSIONAL DO EGRESSO
O Curso de Psicologia da ESAMAZ visa à formação de psicólogos que evidenciem competências básicas nas diferentes orientações teórico-metodológicas e capacidade de integrá-las, de forma crítica, à prática ao longo de sua formação acadêmica até sua ação profissional.
O exercício profissional revela-se um campo em processo de mudança, expressivamente ampliado com as inovações científicas e com a reflexão crítica sobre o modelo tradicional de atuação, exigindo do psicólogo uma postura científica, crítica, ética, social com visão contextualizada, flexível e aberta para novas aprendizagens. Portanto, almeja-se a formação de um profissional pluralista, capaz de integrar seus conhecimentos em Psicologia, não dicotimizando-os e não os fragmentando em função do campo de atuação profissional, e utilizando os novos modelos de atuação da Psicologia mais contextualizados com a realidade da Saúde Pública.
O perfil delineado se expressa no psicólogo que tem uma compreensão ampla não somente dos fenômenos psicológicos, mas das condições de cidadania e ética, sendo capaz de refletir, avaliar e atuar em diversos campos; com uma formação pluralista e sólida, comprometida na construção de novos conhecimentos e práticas transformadoras da sociedade. Profissional com característica investigativa e que concebe a Psicologia enquanto saber, interagindo interdisciplinarmente, sendo, também, um profissional voltado para as questões e problemas de sua região e com visão direcionada para o macro social.
O egresso do Curso de Psicologia da ESAMAZ estará apto a:
Em consonância com a Resolução CNE/CES nº 05/2011, o Curso de Graduação em Psicologia oferece duas ênfases:
Ênfase I – Processos de Prevenção e Promoção de Saúde
Ênfase II – Psicologia e Processos Clínicos
O graduado em Psicologia, professor de Psicologia, deverá estar apto a atuar na construção de políticas públicas de educação, na educação básica, no nível médio, no curso Normal, em cursos profissionalizantes e em cursos técnicos, na educação continuada, assim como em contextos de educação informal como abrigos, centros sócio–educativos.
OBJETIVOS DO CURSO
O objetivo geral do Curso de Graduação em Psicologia da Escola Superior da Amazônia é a formação de psicólogos com sustentação científica, postura ética reflexiva, qualificados para o exercício técnico e profissional em Psicologia. Almeja-se a conquista de um profissional adaptável e com suficiente autonomia intelectual, capacitado para a busca contínua de conhecimentos após a graduação, e comprometido com as transformações sociais.
Assim, o Curso de Graduação em Psicologia da Escola Superior da Amazônia tem como meta central a formação do Psicólogo voltado para a atuação profissional, para a pesquisa e para o ensino de Psicologia, e assegura uma formação baseada nos seguintes princípios e compromissos:
I - Construção e desenvolvimento do conhecimento científico em Psicologia;
II - Compreensão dos múltiplos referenciais que buscam apreender a amplitude do fenômeno psicológico em suas interfaces com os fenômenos biológicos e sociais;
III - Reconhecimento da diversidade de perspectivas necessárias para compreensão do ser humano e incentivo à interlocução com campos de conhecimento que permitam a apreensão da complexidade e multideterminação do fenômeno psicológico;
IV - Compreensão crítica dos fenômenos sociais, econômicos, culturais e políticos do País e da Amazônia, fundamentais ao exercício da cidadania e da profissão;
V - Atuação em diferentes contextos considerando as necessidades sociais, os direitos humanos, tendo em vista a promoção da qualidade de vida dos indivíduos, grupos, organizações e comunidades;
VI - Respeito à ética nas relações com clientes e usuários, com colegas, com o público e na produção e divulgação de pesquisas, trabalhos e informações da área da Psicologia;
VII - Aprimoramento e capacitação contínuos.
O Curso de Graduação em Psicologia da ESAMAZ tem como objetivos específicos:
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Psicologia, a Formação de Professores de Psicologia dar–se–á em um projeto pedagógico complementar e diferenciado, elaborado em conformidade com a legislação que regulamenta a formação de professores no País.
O Projeto Pedagógico Complementar para a Formação de Professores de Psicologia da ESAMAZ tem por objetivos gerais:
a) complementar a formação dos psicólogos, articulando os saberes específicos da área com os conhecimentos didáticos e metodológicos, para atuar na construção de políticas públicas de educação, na educação básica, no nível médio, no curso Normal, em cursos profissionalizantes e em cursos técnicos, na educação continuada, assim como em contextos de educação informal como abrigos, centros sócio–educativos, instituições comunitárias e outros;
b) possibilitar a formação de professores de Psicologia comprometidos com as transformações político–sociais, adequando sua prática pedagógica às exigências de uma educação inclusiva;
c) formar professores de Psicologia comprometidos com os valores da solidariedade e da cidadania, capazes de refletir, expressar e construir, de modo crítico e criativo, novos contextos de pensamentos e da ação humana.
Esses objetivos contribuem para a formação da consciência crítica dos futuros professores de Psicologia, despertando–os para avançar na construção de uma teoria geral da formação de professor de Psicologia, aprofundando a visão crítica e uso ético da ciência, da tecnologia e dos meios de comunicação. É necessário incentivar a formação deste profissional de ensino para que ele saiba articular a prática docente às investigações científicas, na procura por novas respostas para os problemas que desafiam o conhecimento e as questões da vida escolar no campo da Psicologia.
A Formação de Professores de Psicologia deve oferecer conteúdos que:
a) destaquem e promovam uma visão abrangente do papel social do educador, assim como a reflexão sobre sua prática e a necessidade de aperfeiçoamento contínuo do futuro professor;
b) articulem e utilizem conhecimentos, competências e habilidades desenvolvidos no curso de Psicologia para a ampliação e o amadurecimento do papel de professor;
c) considerem as características de aprendizagem e de desenvolvimento dos alunos, o contexto socioeconômico e cultural em que atuarão na organização didática de conteúdos, bem como na escolha das estratégias e técnicas a serem empregadas em sua promoção;
d) promovam o conhecimento da organização escolar, gestão e legislação de ensino, referentes à educação no Brasil, assim como a análise das questões educacionais relativas à dinâmica institucional e à organização do trabalho docente;
e) estimulem a reflexão sobre a realidade escolar brasileira e as articulações existentes com as políticas públicas educacionais e o contexto socioeconômico mais amplo.
Os conteúdos que caracterizam a Formação de Professores de Psicologia deverão ser adquiridos no decorrer do curso de Psicologia e complementados com estágios que possibilitem a prática do ensino, de acordo com o que estabelece a Resolução CNE/CES nº 05/2011.
A prática profissional deve se desenvolver em uma perspectiva de análise do trabalho educativo na sua complexidade, cujas atividades devem ser planejadas com a intenção de promover a reflexão e a organização do trabalho em equipes, o enfrentamento de problemas concretos do processo ensino–aprendizagem e da dinâmica própria do espaço escolar, e a reflexão sobre questões ligadas às políticas educacionais do País, aos projetos político–pedagógicos institucionais e às ações político–pedagógicas.
DIFERENCIAIS
Como diferenciais do curso de psicologia da ESAMAZ, inicialmente constata-se na matriz curricular que o início dos Estágios Curriculares ocorrem a partir do 5º semestre, conforme ilustrado no quadro abaixo.
SEMESTRE |
NÍVEL DE ESTÁGIO |
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO |
CARGA HORÁRIA |
5º |
Básico I |
Escolar |
120h |
6º |
Básico II |
Comunitária |
120h |
7º |
Básico III |
Saúde/Abrigo de Idosos |
120h |
8º |
Profissional I[1] |
Escolar/Hospitalar/Organizacional |
160h |
9º |
Profissional II[2] |
Escolar/Hospitalar/Organizacional/Saúde mental/Clínica |
160h |
10º |
Profissional III[3] |
Escolar/Hospitalar/Organizacional/Saúde mental/Clínica |
160h |
Outro diferencial refere-se aos modernos laboratórios de Anatomia, Neurofisiologia Humana e Genética e Evolução, dos quais os discentes têm aulas práticas logo nos semestres iniciais, fato que possibilita maior aprendizagem pela correlação entre a prática e a teoria.
O curso dispõe ainda de uma Clínica Psicológica, com modernos e bem equipados consultórios, que presta atendimento gratuito à comunidade carente de serviços na área da saúde mental. São atendidos pacientes de todas as faixas etárias, de crianças a idosos. Desde o 9º semestre os discentes iniciam seus atendimentos, sob a supervisão próxima de um docente com larga experiência profissional nessa área.
A clínica de psicologia da ESAMAZ funciona nas manhãs das segundas e sextas-feiras das 08h às 12h, e todos os dias úteis da semana pela tarde, das 14h às 18h.
O Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Psicologia da Escola Superior da Amazônia pauta-se nos seguintes princípios:
I - Formação baseada na captação e interpretação da realidade, proposição de ações e intervenção na realidade;
II - Sensibilidade às questões emergentes da área da saúde, considerando as demandas do entorno social;
III - Reconhecimento de que o aprendizado se constitui como um processo dinâmico, apto a acolher a motivação do sujeito e que contemple o desenvolvimento do próprio estilo profissional;
IV - Articulação entre o ensino, a investigação científica e a extensão;
V - Reconhecimento da necessidade constante de atualização/aperfeiçoamento profissional e do compromisso com a sociedade no exercício da cidadania.
As linhas de trabalho estão centradas na valorização do processo de ensino-aprendizagem que provoque uma postura dinâmica e crítica dos alunos, assim como na utilização de ferramentas de ensino que contribuam para o desenvolvimento de um processo de ensino-aprendizagem emancipatório, que permita a abertura de espaços para a reflexão e a construção do conhecimento.
Quer obter mais informações do curso de Psicologia da UNIESAMAZ? Então entre em contato através dos dados abaixo:
Profa. Maria Eline Ferreira Pereira
psicologia@esamaz.com.br
(91) 99292-0101
Faça download de anexos e informativos referentes ao curso de Psicologia da UNIESAMAZ através dos links abaixo:
Preencha os campos abaixo para visualizar o valor da Mensalidade:
Curso de Psicologia
Preencha os campos abaixo para enviar sua dúvida. Nossa equipe responderá o quanto antes para você: