Na última quarta-feira, 20 de junho, a coordenadora Pedagógica da Uniesamaz, Profa. Érica Paula Borri, juntamente com a coordenadora do curso de Psicologia, Profa. Eline Pereira, e o coordenador do curso de Farmácia, Prof. Valdicley Vale, realizaram visitas às Unidades Básicas de Saúde (UBS) no município de Belém. O objetivo foi acompanhar as práticas de estágio já existentes, ampliar as áreas de estágio e firmar novos convênios para a Uniesamaz.
A equipe da Uniesamaz estive em diversas unidades, incluindo a UMS - TAPANÃ e a UMS - MAGUARI. Além disso, realizaram uma visita ao CAPS AD – Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras drogas, onde o diálogo foi extremamente válido, principalmente no que diz respeito a estágios para os alunos dos cursos de Psicologia e Farmácia, bem como para outras áreas da Instituição. Essa ação está alinhada com os objetivos da Uniesamaz em estabelecer convênios, parcerias e cooperações para o melhor desenvolvimento das práticas dos cursos oferecidos pela instituição.
Além das unidades visitadas no dia 20 de junho, outras visitas estão programadas ao longo das próximas semanas. As unidades a serem visitadas incluem: ESF - SOUZA; UBS - CASTANHEIRA; UMS - MARAMBAIA; UMS - TAVARES BASTOS; UMS - CURIÓ; ESF - PARAÍSO VERDE; UBS - ÁGUA CRISTAL; UBS - ÁGUAS LINDAS; ESF - ÁGUAS LINDAS I; ESF - ÁGUAS LINDAS II; UMS - TELÉGRAFO; UMS - VILA DA BARCA; ESF - CONDOR; Caps AD; Caps III - Grão Pará; e Caps I.
A atenção básica, ou atenção primária em saúde, é conhecida como a "porta de entrada" dos usuários nos sistemas de saúde. Seu objetivo é orientar sobre a prevenção de doenças, solucionar casos de agravos e direcionar os mais graves para níveis de atendimento superiores em complexidade. Funciona como um filtro capaz de organizar o fluxo dos serviços nas redes de saúde, dos mais simples aos mais complexos.
No Brasil, existem diversos programas governamentais relacionados à atenção básica, como a Estratégia de Saúde da Família (ESF), que leva serviços multidisciplinares às comunidades por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Consultas, exames, vacinas, radiografias e outros procedimentos são disponibilizados aos usuários nas UBSs.
A atenção básica também envolve outras iniciativas, como as Equipes de Consultórios de Rua, o Programa Melhor em Casa de atendimento domiciliar, o Programa Brasil Sorridente de saúde bucal, o Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS), entre outros. Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) oferecem serviços de saúde mental para a comunidade, atendendo pessoas que enfrentam desafios relacionados ao uso prejudicial de álcool e outras drogas.
A Uniesamaz, com essas visitas e futuras parcerias, reforça seu compromisso com a formação de seus alunos e com a melhoria contínua das práticas de saúde na comunidade.